Brusque vacinou mais de 5 mil crianças
A campanha de vacinação contra poliomielite ainda não terminou e a secretaria de Saúde de Brusque já tem 5.532 crianças vacinadas, mais de 90% da meta estabelecida pelo ministério da Saúde. A vacinação aconteceu durante a semana passada e no sábado teve o Dia D, onde 18 unidades de saúde e cinco barreiras vacinaram crianças de 0 a 5 anos. Cerca de 500 crianças ainda precisam ser vacinadas.
Os pais que ainda não levaram seus filhos para vacinar podem procurar qualquer unidade de saúde ou então aguardar até o dia 22 de agosto, quando acontece mais uma edição do Dia D.
A Pólio é uma doença viral aguda, que pode levar a morte em caso de paralisia severa. O diagnóstico é difícil, já que na maioria dos casos os sintomas não são aparentes. Por isso a vacinação é a medida mais eficaz na prevenção da doença.
Não há contra-indicações absolutas à administração da vacina oral. Entretanto, evita-se seguintes situações envolvendos crianças que, no passado, tenham apresentado qualquer reação anormal a esta vacina; aquelas com infecções agudas, com febre acima de 38 graus, diarréia e/ou vômito (recomendado o adiamento da vacinação); e crianças imunologicamente deficientes (tratamento com corticosteróides, antimetabólicos, imunossupressores ou radiação).


